quarta-feira, 13 de maio de 2009

Saiba mais sobre Sustentabilidade.


A palavra é grande e o significado mais grandioso ainda. Se você procurar no Houaiss, vai encontrar que sustentabilidade é a qualidade do que é sustentável. Só isso. Mas, hoje o conceito é muito mais profundo do que isso. Sustentabilidade é a capacidade de criar processos, produtos, serviços, cultura, enfim, tudo que é construído ou criado pelo ser humano de forma a não causar um impacto negativo em seu entorno: o planeta. É, como fazer o que precisamos fazer hoje sem prejudicar o amanhã: é pensar no futuro.

O Santo Graal da Sustentabilidade é o impacto zero, cenário em que, por exemplo, constrói-se uma casa e vive-se nela sem afetar negativamente a natureza, neutralizando quaisquer impactos decorridos da presença humana naquele local. Isso não quer dizer que você vai viver sem arrancar uma folha do lugar, mas que vai existir o cuidado de retirar só o necessário e dar condições de recuperação para a natureza.

Mas o que isso tem a ver comigo ou com você? No último século o planeta ficou entre 0,4oC e 0,8oC mais quente. A década de 90 foi a mais quente do século e 98 o ano mais quente da década. Onde você estará em 40 anos? Em 2050, se a gente continuar fazendo as coisas como estamos fazendo, a Terra estará de 2,5oC a 4,5oC mais quente. Imagine o dia mais quente deste ano. Aqui em São Paulo fez 34,5oC. Foi insuportável: o ar estava gelatinoso. Em 2050 esse dia teria uma temperatura de 39oC. No Rio, em que o calor chega a picos de 45oC, teríamos temperaturas que beiram os 50oC. Uma sauna úmida.

Só que esse não é o único problema. Está quente, e daí? Ligamos o ar condicionado, certo? Não. Porque em 2050 já teremos atingido o Pico do Petróleo e a energia barata vai ser coisa do século passado. Literalmente.

Mas a tecnologia pode nos salvar, correto? Nenhum cientista sério acredita mais nisso. O consenso é que é preciso diminuir drasticamente a emissão de Gases Estufa (como gás carbônico e metano) na atmosfera ou a coisa vai ficar muito feia. Só que, para se ter uma idéia, se parássemos hoje, instantaneamente de jogar esses gases na atmosfera, todos ao mesmo tempo, o planeta continuaria a esquentar por mais uma década. Então a saída é fazer o possível para diminuir as emissões e, ao mesmo tempo, desenvolver tecnologias para diminuir a concentração de Gases Estufa na atmosfera. Seja seqüestrando para baixo da terra (que é basicamente o que árvores fazem), seja neutralizando as emissões daqui pra frente.

Mas se a coisa é tão feia, o que eu posso fazer a respeito? Você pode parar de aceitar sacolas plásticas quando fizer compras: leve sua própria sacola ou guarde na bolsa. Também pode trocar suas lâmpadas por fluorescentes compactas: as incandescentes desperdiçam 95% da energia que consomem em calor. Existem inúmeras ações que você pode fazer para ajudar. Mas a principal é que você aprenda o máximo possível sobre o impacto que tem no mundo e pense sempre que for agir. Às vezes, um gesto simples como renunciar a bolachinha que vem com o seu expresso (e você nunca come), pode fazer uma grande diferença.

Fonte: http://nossoquintal.org/2007/10/16/o-que-e-sustentabilidade-e-o-que-diabos-isso-tem-a-ver-comigo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário