Atividade em crescimento numa sociedade cada vez mais preocupada com os impactos da humanidade no meio ambiente, a minhocultura, ou vermicompostagem, é a criação racional de minhocas, objetivando a geracão de diversos subprodutos para aplicacão na agricultura e nutrição, promovendo a maior produtividade e a sustentabilidade ecológica de culturas, possibilitando o uso de técnicas menos agressivas de cultivo.
As minhocas são agentes naturais de compostagem, reciclando resíduos orgânicos sem a adoção de qualquer suplemento sintético com excelentes resultados para a fertilização do solo e, como conseqüência, para a agricultura e para o meio ambiente.
Entendida como produção com finalidade comercial, exige implementação de sistemas de
confinamento com o objetivo de aumentar o seu peso pela disponibilidade de alimentos e pela multiplicação da reprodução em virtude da alta concentração de minhocas por m2 e portanto, baixa dispersão.
O sucesso da minhocultura comercial está na observação dos seguintes fundamentos:
- informar-se sobre o negócio procurando orientação de bons consultores;
- freqüentar cursos de natureza prática e ler toda a bibliografia disponível;
- procurar conhecer instalações já em funcionamento e fazer estágio nas mais bem estruturadas;
- freqüentar associações, participar de seminários e encontros de profissionais da área;
- definir claramente os objetivos do minhocário quanto a linha de produtos levando em conta os insumos mais baratos e a demanda que o mercado indicar;
- inspiração e transpiração na mesma medida.
- Fonte: http://www.soloevida.com.br/content/view/28/7/
Nenhum comentário:
Postar um comentário